Apenas um edifício, dir-se-á...
Mas não; sobretudo um edifício, respondo-me a mim mesmo, estonteado com a lembrança que repassar fotografias com uns anos me provoca.
O inesperado da cor, da forma, da beleza cromática a que até o céu parece adjuvar... e depois aquela torre, em inesperada madeira.
Lembro-me como se fosse hoje: a caminho de Adršpach-Teplice e das suas desconcertantes rochas, a saída da curva e o grito de cor, na esquina, do outro lado da estrada, na pequena vila de Staré Město u Moravské Třebové (Cidade Velha perto de Moravská Třebová).
Parei o carro, tinha que o fazer, e agarrei a máquina fotográfica para guardar a lembrança. O que seria este edifício? Que função teria, com a enorme torre? Comunicações, vigilância? Um painel, perto do local onde parei, identificava-o como "Obecní úřad a hasičská zbrojnice", que é o mesmo que dizer "nada" para um iletrado no Checo, como eu.
Mais tarde, o computador ajudaria: "Prefeitura e quartel dos bombeiros". Suspeitava do segundo, pelas cores dos portões e até do próprio edifício, com este ar decidida e inesperadamente Bávaro; nunca lhe atribuiria a primeira....
Voltei para o carro e segui, confortado pelo calor da cor e pela alegria e prazer da descoberta. É isso o que procuro quando viajo e, de tão simples, é, ainda assim, tanto mais que apenas colecionar entradas numa egocêntrica lista de países e locais...

Sem comentários:
Enviar um comentário