terça-feira, 1 de dezembro de 2020

 


Não é infinito, o oceano,  embora possa daqui parecer, tal como não é infinito o dia que se alonga preguiçoso e quente quanto baste para encher o paredão de passeantes, corredores, ciclistas e outras almas, senão perdidas pelo menos irrequietas, como a minha, procurando tirar o melhor partido do sol e da liberdade a prazo que mais um dia de semi-confinamento impõe.

Tem sido assim nos últimos quatro dias, embora só hoje o sol brilhe quente e seco, de verdade.

Não me queixo. Tento aproveitar o melhor que posso o tempo, da forma mais segura que se pode: na companhia de mim mesmo passeio na mata ou à beira-mar. Não me custa, gosto de me ocupar com coisas que faço sozinho e em que a presença de outros pode até ser perturbadora: fotografar, ler, escrever, ou tão só, olhar os outros e as coisas. Compreendo a necessidade de minorar o mais possível a possibilidade de transmissão de um vírus democrático, igualitário, universal e gratuito.

Como é estranha a variação semântica. (nem sei, sequer, se será assim que se diz). Na verdade, a perplexidade que me inquieta  transcende a relação básica significante-significado: qualidades que entendemos  boas, positivas, têm neste tão insofismável quanto invisível bicho a valoração mais negativa que possamos imaginar…

O mundo ao contrário!...

Volto a olhar para a linha do horizonte. Na verdade, o universo é uma imensa ampulheta. Se virarmos a terra ao contrário o mar e o céu continuarão a escorregar um para o outro.  E esta certeza deixa-me mais tranquilo.

Arrumo as minhas coisas, volto a pôr a máscara e atravesso de novo o paredão, cheio dos mesmos de há pouco, que são agora outros.








Sem comentários:

Enviar um comentário